8 de ago. de 2009

Um pouco mais sobre a vestimenta correta...














Assalamu Alaykum irmãs e irmãos, vou falar um pouco mas sobre a roupa correta inshAllah. Faz parte da campanha Use o Hijab Correto.
AS CONDIÇÕES DO HIJAB PARA A MUÇULMANA:

Deve cobrir seu corpo:

"Ó profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam-se das demais e não sejam molestadas; sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo." (33:59)

Nessa áyah fica bem claro que devemos cobrir toda nossa beleza.

A roupa não pode ser transparente ou apertada como ja foi dito antes (de forma que marque o seu corpo)

Abu Hurairah narrou que o Profeta (sallallahu 'alaihi wasalam) disse: "Nos últimos dias da minha Ummah, haverá mulheres que estão vestidas porém nuas, com algo nos seus cabelos que parece a corcova de um camelo. Amaldiçoe-as porque elas são amaldiçoadas." e também: "Elas não entrarão no paraíso nem irão sentir sua fragrância..." (Muslim)

Não se deve usar perfume fora de casa (ou na frente de homens não Mahram)

Abu Moosa al-Ash’ari disse que o Profeta de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam) disse: "Qualquer mulher que use perfume e passe pelas pessoas de forma que eles possam sentir sua fragrância, é uma adúltera."

Zaynab al-Thaqafiyyah reportou que o Profeta de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam) disse: “Se Alguma de suas (mulheres) sair para a mesquita, não as deixem tocar em nenhum perfume"

Não deve lembrar a roupa de um homem (como calça, de qualquer tipo), e a mulher também não deve usar cores que só homens usam (o que pode depender do local onde se vive), ou algum acessório exclusivamente masculino).

Abu Hurayrah disse: "O Profeta de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam) amaldiçoou o homem que use roupa de mulheres e a mulher que usa roupas de homens."

Não deve imitar a roupa das Káfirahs (incrédulas) [hoje em dia muitas muçulmanas acham que é bom para a da'wah usar a roupa de uma Káfirah e só incrementar para ficar mais "Muçulmana" botando uma manguinha, ja vi muçulmana de Leggin! a'udhu billah. Não existe isso! Allah orienta quem quer e desvia quem quer! Não é fazendo coisa errada que você vai ajudar ninguem, aliás só vai prejudicar a você mesma.

Não se deve usar roupas chamativas (que algumas mulheres acham que são belas), pois isso vai exatamente contra o princípio do Hijab que é o de esconder a beleza da mulher de homens estranhos. Existem aquelas pessoas que dizem: "Mas roupa preta chama muito mais atenção"; aqui o caso é diferente, um muçulmano ou muçulmana não deve deixar de fazer o que é certo simplesmente porque as outras pessoas estão tão desviadas que não conseguem distinguir o certo do errado. A roupa de uma mulher não precisa ser necessariamente preta, mas ela é umas das melhores cores porque é simples e esconde bem a 'aurah da mulher. Também não se deve usar maquiagem NENHUMA MAQUIAGEM quando se sai na rua, nem lápis no olho, batom, pó, base, blush, NADA. Allah disse (tradução do sentido): "e não mostrem os seus adornos além do que (normalmente) aparece". (Al-Qur'án 24: 31) Você usa maquiagem pra que? Para ficar mais bonita, pro seu marido mashAllah, ótimo ,use em casa, para os outros? 'Audhu billah irmã, do que adianta então usar seu hijab, se sua roupa e seu rosto continuam mostrando sua beleza? E deixar de usar hijab é Haram! E hijab não é só o lenço que você usa na sua cabeça. Irmãs tomem cuidado, não queiram seguir a moda, não tenham medo de parecer diferente, não fique achando que você é "jovem demais" e não quer se "vestir como uma velha" você é muçulmana e a regra é uma só para qualquer muslimah!

Não se deve também usar salto ou mostrar os pés; o salto porque primeiro chama atenção, da forma do corpo da mulher, faz ela parecer mas alta do que ela é o que sai da regra de "além daquilo que aparece normalmente" da Surah 24 áyah 30, além de fazer mal a saúde. Os 'Ulamá (sábios) concordam que usar salto é proibido para mulher (obs. não são palavras somente minhas mas também dos 'Ulamá). Quanto a mostrar o pé, ele faz parte da 'aurah feminina, que é aquilo que não deve ficar a mostra.

Não se pode usar roupas (nem nada) que contenha imagens (de animais ou pessoas) (exemplo borboletas, gatinhos, NADA). Porque como muito sabem, fazer imagens, ou possuir imagens (inclusive fotos que mostrem a cabeça) é haram. O Mensageiro de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam) disse: "Allah amaldiçoou quem faz imagens" e "Todo que faz imagem estará no fogo". Então não é só fazer, é usar também, mostrar, desenhar, qualquer coisa.

Unhas longas e pintadas também não são permitidas. Unhas longas porque é uma regra islâmica cortar as unhas. O Profeta Muhammad (sallallahu 'alaihi wasalam) disse: "A Fitrah (a disposição natural correta) são 5 coisas: circuncisão, raspar o pelo pubiano, aparar o bigode, cortar as unhas e arrancar o pelo da axila" (reportado por al-Bukhaari e Muslim), destas apenas a circuncisão e aparar o bigode são exclusivas para os homens, as outras valem tanto para homens quanto para mulheres; além disso o esmalte das unhas impede que a água alcance as unhas durante a ablução, o que tornaria a ablução ou o banhos nulos invalidando assim também a oração. Além de cair na mesma regra da modéstia de não se enfeitar fora de casa.

Claro que não se deve mostrar também o resto da 'aurah feminina como por exemplo braços, pernas, pescoço, cabelo (não importa se um determinado país ou povo faz isso, é haram do mesmo jeito, Allah nos ordenou que seguíssemos o exemplo do Profeta (sallallahu 'alaihi wasalam) e de seus companheiros e companheiras e não aqueles que divergiram de seu caminho).
Também é proibido fazer a sombracelha, o Shaykh Ibn ‘Uthaymeen (que Allah tenha misericórdia dele) disse: "Se a remoção da sombracelha é feita arrancando isso é namás (arrancar a sombracelha) e o Profeta Muhammad (sallallahu 'alaihi wasalam) amaldiçoou as naamisah (a mulher que faz a sombracelha) e as mutanammisah (a mulher que está tendo sua sombracelha feita) Isso é um pecado maior, e as mulheres foram especificadas nessa regra porque elas são as que geralmente fazem isso, com o propósito de embelezamento, mas se os homems costumassem fazer isso eles também teriam sido incluídos, assim como a mulher por fazer isso, que Allah nos livre disso.

Por Aminah.

Nenhum comentário: