27 de ago. de 2009

Texto do Al Islam.ws sobre o Salāh At-Tarāwīh


CLICK HERE TO SEE THAT IN ENGLISH

As formas de fazer a oração noturna

Al-Imām Muhammad Nāsir Ad-Dīn Al-Albāni

:: Tradução e revisão: Al-Islam.ws ::


Eu falei detalhadamente sobre este assunto em meu livro Salāh At-Tarāwīh (pág. 101-115), então achei que devia resumir essa discussão aqui, a fim de facilitar para o leitor e de recordá-lo:

A primeira forma: Consiste de 13 rak‘āt, começando-se com 2 rak‘atayn curtas. De acordo com a opinião mais correta, estas (rak‘atayn) são as 2 rak‘atayn da oração sunnah que são feitas depois do ‘ishā’, ou elas são 2 rak‘atayn específicas com as quais começa-se a oração noturna, como foi afirmado anteriormente. Então, [depois disso] faz-se 2 rak‘atayn muito longas. Depois mais 2 rak‘atayn são feitas, e então mais 2 rak‘atayn. Depois mais 2 rak‘atayn são feitas e então mais 2 rak‘atayn. Por fim, faz-se o witr com 1 rak‘ah.

A segunda forma: Consiste de 13 rak‘āt. Nas primeiras 8 rak‘āt deve ser feito o taslīm ao final de cada 2 rak‘atayn. Depois disso o witr é feito com 5 rak‘āt, não se sentando para o taslīm senão na quinta e última rak‘ah.

A terceira forma: Consiste de 11 rak‘āt, nas quais se faz o taslīm ao final de cada 2 rak‘atayn e então se faz no final o witr com 1 rak‘ah.

A quarta forma: Consiste de 11 rak‘āt, na qual começa-se fazendo 4 rak‘āt, finalizando com um único taslīm na quarta rak‘ah. Então, faz-se mais 4 rak‘āt da mesma maneira, e finaliza-se com [um witr de] 3 rak‘āt

O ProfetaQue Allah o exalte e protejasentava-se (para o tashahhud) ao final de cada 2 rak‘atayn, quando fazia uma unidade de 4 rak‘āt ou uma unidade de 3 rak‘āt? Nós não encontramos uma resposta clara para isso, mas [é certo que] sentar-se para o tashahhud quando se faz uma unidade de 3 rak‘āt não é algo legislado (na Religião).

A quinta forma: Consiste de 11 rak‘āt, nas quais se faz 8 rak‘āt sem se sentar (para o tashahhud) senão na oitava rak‘ah. Ao sentar-se (na oitava rak‘ah) faz-se o tashahhud e invoca-se a salāh sobre o ProfetaQue Allah o exalte e protejae então se levanta, sem fazer o taslīm. Depois, faz-se o witr com 1 rak‘ah e, quando terminado, faz-se o taslīm. Isso soma 9 rak‘āt Por fim, reza-se 2 rak‘atayn, permanecendo-se sentado.

A sexta forma: Faz-se 9 rak‘āt, nas quais não se senta senão depois da sexta rak‘ah. Depois, faz-se o tashahhud e invoca-se a salāh sobre o ProfetaQue Allah o exalte e protejae então se levanta novamente, sem fazer o taslīm. Então, reza-se o witr com 3 rak‘āt e, quando terminado, faz-se o taslīm.

Essas são as formas que foram relatadas sobre com o ProfetaQue Allah o exalte e protejafazia a oração noturna. É possível acrescentar ainda outras maneiras, diminuindo aquilo que o indivíduo desejar de rak‘āt, até que ela fique reduzida a uma única rak‘ah, de acordo com o hadīth mencionado anteriormente, no qual o Mensageiro de AllāhQue Allah o exalte e protejadisse: “Então, quem quiser que reze o witr com 5 rak‘āt, e quem quiser que reze o witr com 3 rak‘āt, e quem quiser que reze o witr com 1 rak‘ah.”

Portanto, se o indivíduo quiser ele pode rezar essas 5 rak‘āt ou 3 rak‘āt sentando apenas uma vez e fazendo o taslīm apenas uma vez, como descrito na segunda forma. E se ele quiser pode fazer o taslīm após cada 2 rak‘atayn, como descrito na terceira forma, e isto é melhor.

Quanto a rezar as 5 rak‘āt ou as 3 rak‘āt sentando-se a cada 2 rak‘atayn e não fazendo o taslīm, nós não encontramos nenhum relato autêntico de que o ProfetaQue Allah o exalte e protejacostumasse fazer isso. O asl (fundamento) é que isso é permissível, mas como o ProfetaQue Allah o exalte e protejaproibiu que fizéssemos a oração do witr com 3 rak‘āt, indicando a razão disso dizendo: “E não a assemelheis à oração do maghrib.”1, aquele que reza o witr não deve assemelhá-lo à oração do maghrib, e isso pode ser feito de duas maneiras:

1 – Fazendo o taslīm entre o número par e o número ímpar de rak‘ah (i.e., entre a segunda e a terceira rak‘ah). Essa é a maneira mais correta e a preferível.

2 – Não sentando entre o número par e o número ímpar (i.e., reza-se 3 rak‘āt, sentando-se para o tashahhud e o taslīm apenas na terceira). E Allāh é melhor Sabedor.


[Fonte: Qiyām Ramadān, pp. 28-30, tradução para o inglês de Masjid Ahl ul-Quran was-Sunnah Association, Nova York, EUA.]

Notas:

1 – Relatado por At-Tahāwi, Ad-Dāraqutni e outros. Ver “At-Tarāwīh”, pág. 99 e 110. [N. T. da versão inglesa]


Image

Fonte da tradução para o português: Performance of the Night Prayer

Artigo cortesia de www.al-manhaj.com

ESSE ARTIGO FOI PEGO DO SITE WWW.AL-ISLAM.WS ACESSEM É OTIMO!

Nenhum comentário: