6 de ago. de 2009

O Ramadan esta chegando... inshAllah

(obs o motivo da foto ser dessa lua é porque é uma foto da lua no primeiro dia do Ramadan



RAMADAN INSHALLAH COMEÇA DIA 22 DE AGOSTO (SABADO)

Assalamu Alaykum irmãos e irmãs, boa noite visitantes, o Ramadan inshAllah ta chegando e vocês visitantes sabem o que é o Ramadan? Provavelmente ja ouviram falar na tv que o Ramadan é o mês sagrado dos muçulmanos. Mais você sabe o que ocorre nesse mês, o porque de ser NESSE mês? e quando exatamente começa? Se não então esse tópico é feito para você, inshAllah farei um pequeno resumo do que é o Ramadan.

O Ramadan é o mês em que foi teve inicio a revelação do Quran de Allah ao Profeta Muhammad Salalahu Alaihi Wa Salam. Nesse mês foi estipulado o jejum.Ramadan é um mês importantissimo e muiito abençoado, aguardado por muçulmanos do mundo inteiro;

Sobre o Jejum:

O Jejum no mês do Ramadan é uma ordem de Allah para nós e é realizado durante todo o mês por TODOS os muçulmanos, ele dura do nascer ao por do sol (na verdade da oração da madrugada a da fim da tarde). Nós não nos alimentamos durante esse horario nem com comida nem liquido nenhum. Eu sei que a maioria se pergunta, Meu Deus como vocês aguentam? Alhamdulillah Allah nos da força e ajuda, acreditem não é tão difícil assim.

Quem deve e não deve fazer o jejum:

TODOS devem fazer o jejum, porém se você estiver doente a ponto de não conseguir faze-lo, tudo bem se for uma doença que va passar você pode repor (e deve) o jejum depois, se for uma doença de estado permanente dai você não precisa fazer o jejum mais terá que alimentar um necessitado muçulmano por dia (mais ou menos com uma refeição igual a que você faz), gravidas que iriam prejudicar a sua saude ou a de seu bebe também podem repor depois o jejum, crianças pequenas também não precisam fazer, mulheres em periodo mestrual, pos parto, viajantes (durante a viagem) também podem interromper o jejum e depois repor.

O que pode e não se pode fazer duante o jejum:

Ter relações sexuais não pode, nos devemos também recatar nosso coração e mente das coisas ruins, raivas,chingamentos,perdas de tempo,etc... mais isso não é so para quem esta fazendo jejum devemos aplicar essas regras (tirando a da relação sexual) no nosso dia a dia, durante o Jejum é um bom jeito de começar. Ingerir liquidos ou alimentos também esta proibido durante o Jejum,

Sunnah:

É Sunnah que se quebre o jejum com tamaras e agua (claro que se você não tiver como não tem problema, se tiver mashAllah sera otimo) também acordar antes de jejum para se alimentar (não exagerem).

Não se deve:

Comer demasiadamente ao quebrar o Jejum, ficar botando agua na boca durante o jejum (a não ser na ablução) . Se você sem querer quebrar o jejum (sem saber) tudo bem assim que lembrar pare e pode continuar seu jejum pois não ter culpa pelo esquecimento.

Salat Tarawih:

É uma oração que se faz durante o mês do Ramadan, depois do Isha (oração da noite) geralmente em congregação. inshAllah depois faço um post melhor sobre ele.

Lailatu Al Qadr" (Noite do Decreto)

É a noite na qual começou a ser revelado o Quran, nessa noite o anjo Gabriel desce com as ordens de Allah para as pessoas,NINGUEM sabe quando ela ocorre, Allah não revelou isso as pessoas, porém disse que ocorre dentro de uma das 10 ultimas noites impares do mês de Ramadan, por isso nessas noites muitos muçulmanos passam a noite nas mesquitas fazendo oração e pedindo perdão a Allah. inshAllah também farei um post dedicado so a isso.

Quando começa?

Ainda não se sabe, inshAllah agora no final do mês mais ou menos pelo dia 21,22 por ai.

Que Allah abençõe a todos e conceda a todos um otimo Ramadan! Amin

Por Aminah.

Um comentário:

Anônimo disse...

Irmã Aminah,
Ter tido conhecimento deste site está sendo de grande importância para mim. Tenho lido o máximo que posso para me informar sobre o Islam.
Obrigada pelas postagens.
Isabel Luisa.
Fortaleza-CE