15 de ago. de 2009

Entevista: Árabe no Brasil

SOON INSHALLAH I'LL POST IT IN ENGLISH (foto não pessoal)

Assalamu Alaykum irmãs e irmãs, boa noite visitantes! Hoje a entrevista é com a irma
Laila Dawud, 20 anos, so Rio grande do Sul ela é filha de palestinos e nascida no Brasil mesmo.

A: Irmã seus pais são muçulmanos árabes não é? Eles vieram a muito tempo para o Brasil?

L: sim são muçulmanos, os dois vieram quando crianças, se conheceram e casaram aqui no brasil.

A: Então você ja cresceu como muçulmana. Como foi sua infancia, você só tinha amigas muçulmanas?

L: a maioria dos árabes que migram tem a intenção de fazerem um pézinho de meia e depois voltar pro seu pais natal, mas não é bem assim que acontece... muitas familia árabes muçulmanas vem pro brasil e acabam perdendo os costumes tanto culturais como religiosos, eu cresci sabendo que Allah É um Só, que não podia comer carne de porco , que não pode namorar e coisinhas assim, mas nunca soube realmente o porque eu não tive uma estrutura islâmica na minha infancia, só meus avos praticavam o islam, mas não nos ensinavam, só diziam o que era certo e o que era errado.

A: E quando você começou a aprender realmente sobre o Islam?

L: Na adolescencia, quando eu quis saber o porque das coisas, porque não podia isso, nem aquilo, eu sabia que não podia mas não sabia o porque, então quando eu ja tinha capacidade de procurar e aprender tudo sozinha eu procurei, isso foi entre os 14 anos.

A: Quando você começou a usar hijab? Como você soube que era o certo?

L: mas foi uma coisa assim apartir de que eu comecei a me interessar quando eu vi meus familiares também estavam querendo conhecer também aqui na minha cidade não tinha mesquita nem muitos praticantes do islam eu primeiro comecei a praticar a oração primeiro, o hijab eu uso exatamente a 2 anos.

A: E como foi crescer,ser adolescente sendo diferente dos outros? Por exemplo não namorando,bebendo,etc.

L: Pra mim não foi dificil, eu me questionava as vezes porque eu era diferente, mas sempre acabava vendo que era o melhor pra mim, nunca senti vontade de beber nem de fumar alhandulillah são coisas que não me chamam atenção, eu sempre aceitei seguir o que meus pais diziam pra mim. Até porque eu tenho primas e primos que cresceram comigo e seguiamos a mesma coisa
A: Você ja foi a Palestina?

L: ainda não inshallah eu vá

A: E onde você preferia morar?

L: Eu gosto muito do brasil, nasci aqui então não sei como é morar em um país islamico, quero conhecer se eu gostar inshallah, eu preferia morar em pais islâmico.

A: Suas amizades na maioria são muçulmanas?

L: amigas realmente só muçulmanas, tenho algumas amizades com não muçulmana mas pouquissimo

A: As pessoas na rua ficam mais curiosas sobre a sua religião ou sobre sua nacionalidade?

L: Ficam, não muitas mas sempre alguem pergunta de onde eu sou, porque uso o véu.
A: Na cidade onde você vive tem muitos árabes?

L: Tem cerca de 100 á 120 arabes.

A: O que você tem a dizer para aquelas pessoas que acham que todo muçulmano e árabe?
L: Que procurem conhecer a religião islamica, que não é uma religião dos árabes, que antes de "achar" procure saber perguntar questionar, e conhecer essa religião tão magnifica, e entender que islamismo não uma religião só de um povo e sim uma religião que veio pra toda humanidade.
Muito Obrigada irmã Layla que Allah lhe abençoe grandemente e conceda a você e sua família muito conhecimento e um otimo Ramadan! Amin

Por Aminah.

Nenhum comentário: