9 de out. de 2009

Você sabia? sorvetes não halal


Assalamu Alaykum queridas irmãs e caros irmãos, estou aqui para informar uma descoberta minha que eu acho muito importante para nós muçulmanos eu estava aqui doida para comer o sorvete de flocos que tinha no congelador mas me ocorreu, sera que ele é halal? Pois bem, imaginei se tinha baunilha (a baunilha é extraida com alcool o que torna ela não halal) fui pesquisar seus componentes, um a um bem eu depois falo o resultado conclusivo da minha pesquisa mas eu pesquisei muitas comunidades vegetarianas e vegans ja que eles são (em numero) no Brasil um dos que mais se preucupam com alimentos com origem animal (muçulmanos também mas é que somos em menor numero eu acho) Pois bem sobre a nestle não cheguei a nada conclusivo ainda so que sobre a kibom cheguei sim, cheguei a uma nota emitida pelo proprio SAC deles dizendo que TODOS OS SEUS SORVETES CONTÉM GORDURA ANIMAL, ou seja NÃO HALAL! Todos os sorvetes que contém gelatina tanto da nestle quanto kibom ou qualquer outra coisa com gelatina também não é halal ja que a gelatina (confirmado pelo sac da royal por mim) usam porco ou boi (não halal) se não me engano o colageno da pele deles mas isso é comprovado ELES USAM MESMO BOI (ABATIDO DE FORMA NÃO HALAL) OU NA GRANDE MAIORIA PORCO (A Kibom ja informou usar a de porco) ENTÃO CUIDADO, PESQUISEM TODOS OS COMPONENTES DO SORVETE QUE VOCÊ COMEM PRA VER SE NÃO TEM GELATINA E QUANDO A KIBOM ele mesmo sem gelatina tem gordura (não é exatamente gordura que eles chamam) animal não halal SIM. Espero ter ajudado aos irmãos muslims que estão como eu preucupados com o que comem (obs todos nós deveremos estar) Não sei porque no Brasil tem uma tara tão grande com porco que quase tudo eles usam porco mas fazer o que, temos que pesquisar, qualquer nova descoberta eu inshAllah informo para vocês inclusive os nomes tecnicos que existem em certos produtos e eu ja pesquisei serem de origem vegetal, se alguem ai não muçulmano que seja vegetariano puder ajudar agradeço (obs aos vegans eu so quero saber se usa algo animal como carne,pele,ossos,etc. Leita,ovos,queijo essas coisas são halal para nós) OBS HALAL QUER DIZER LICITO. OBS QUANTO A KIBON SERVE TANTO PARA SORVETES COMO PARA PICOLES CREMOSOS (tipo chicabon)

3 comentários:

Elizabete Reis - Imagem e Estilo disse...

As-Salam, irmã(s). Amei ó artigo do sorvete. Puxa vida, gosto tanto de sorvete Kibon, hehehe. Não sei se dá para incrementar sua pesquisa, mas encontrei um site com breve listas de produtos halal e haram. Espero que ajude. Segue também um link extraído do google com outros sites relacionados ao mesmo tema. Que Allah as abençoe e as guarde na religião.

Sobre produtos halal e haram:
http://www.soundvision.com/Info/halalhealthy/ingridient.asp

Sites relacionados:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=haram+food&meta=

Meu blog: http://www.blog-da-bete.blogspot.com/

Salam e Beijos,
Elizabete Reis (Fatima)

Leleka Rodrigues disse...

Taí!! que eu morria sem jamais pensar sob essa ótica. Já q nem passa pela mente tudo isso, qdo estamos nos empanturrando de sorvete, em um dia quente. Já sabia q a gelatina é de origem animal(coitados!! qualquer um, aliás!), mas nas embalagens sempre lemos q a gordura usada é de origem vegetal. Gostei de vc ir a fundo e conseguir tda essa informação(impossível ser a gordura de um ser híbrido, tipo suino-vegetal!! - ou um ou outro, não é?)
Valeu o post. Utilíssimo!!

p.s:
agora pensando: será qem outros produtos alegadamente fabricados c/ gordura vegetal, tbm não serão c/ esse tipo usado pela kibon?? Viiixi!!

Dibtarrass disse...

Salam Aleihon

Quero aproveitar e lhe informar que alem do sorvetes há inumeros alimentos industrializados Haram.
no caso do sorvete existe inumeros outros ingredientes proibido como por exemplo os aromas que podem utilizar como solventes o etanol(Alcool etilico) ou a L-Ceteina proveniente de cabelo humano e por fim o corante vermelho carmin (cochinilha)extraido da asa de inseto. quero tambem tomar a liberdade de informar que todos os produtos industrializados devem ser questionados mesmo que o produto tenha origem halal este mesmo pode ser contaminado pelo haram.Para ajudar no conhecimento acesse meu blog - halalbrasil.blogspot.com ou site cibalhalal.com.br me chamo Dib e quero lhe parabenizar pela sua atitude informar e consumir produtos halal tambem é exercer a cidadania islâmica.