20 de abr. de 2008

Entrevista: Hijab na escola

(Imagem não e pessoal)
Assalamo Aleikum Wr Wb irmãos e irmãs, boa noite visitantes.
Hoje eu ( Aminah) fiz uma entrevista de uma serie de entrevista sobre temas variados que pretendo fazer inshAllah com uma irmã sobre como e usar o hijab na escola. Seu nome e Salwa de 18 anos, filha de árabes, mora em são paulo , o objetivo dessa entrevista e inspirar as irmãs nessa tão dificil fase(as vezes) que e a adolecencia a usarem o hijab nas escolas sem medo inshALlah.

A: em qual serie vc começou a usar hijab ?

S: na setima

A: e vc era da mesma que escola que frequentava antes dessa serie ?

S: sim

A: e como foi que aconteceu e como foi a reação dos seus colegas de classe ao te verem de hijab ?

S:com 13 anos de idade viagei ao Egito para visitar minha familia, fiquei la um tempo e la mesmo comecei a usar hijab, quando voltei ao brasil voltei pra mesma escola em que eu estudava, mas havia um problema, era uma escola luterana,no primeiro dia nimguem falou nada, no segundo olharam torto,no terceiro vieram perguntar porque diabos eu estava andando com um pano na cabeça, exatamente com estas palavras eu disse que era muculmana e que eu estava cumprindo uma ordem de Allah e que aparir daquele dia eu usaria hijab,ai eles comecaram a causar,pq ali era uma escola luterana e eu nao poderia usar lenco pq eu iria contra as regras da escola e bla bla bla bla,eles ficaram causando uma semana, a ponto de um dia me proibirem de entrar na escola,eu so poderia entrar se eu eu tirasse o hijab ali na porta,voltei pra casa chorando,e ainda me ameassaram dizendo o seguinte se eu nao entrasse na escola naquele dia eles iriam informar a direcao que eu tinha cabulado aula,e isso me causaria varios problemas dentro da escola,voltei pra casa aos prantos,e minha mae foi ate a escola, e foi a maior confusão la,eles falaram que nao mudariam as regras da escola por causa de uma unica aluna,minha mãe falou ok entao apartir de hoje ela não e mais aluna desta instituicao de ensino,minha mãe me mudou de escola,mas eles ficaram enrolando para dar a transferencia,arrumaram 1001 problemas.

A: e como foi na nova escola ?

S: na outra escola fui muito bem recebida por todos,pq minha mae logo aviso uminha filha usa lenco e nao quero saber de piadinhas com ela,eles olhaam espantados no inicio,mas depois ficou normal.

A: Sofreu preconceito?

S:nunca sofri preconceito, mas foi isso no inicio.

A:na nova escola então nunca fizeram piadinhas com vc ?

S: nao, so um rapaz,que fazia piadinhas sutis mas ele parou

A:e foi dificil falar com as pessoas , as pessoas vinham curiosas a você ?

S:foi complicado, eles falavam um oi meio recioso,olhavam assustados.

A:Mais vc conseguiu falar com alguem depois ?

S: se eu nunca tivesse falado com ngm ninguem nunca teria falado comigo, consegui demorou um pouco, cerca de 1 mes.

A:e como você fazia na educação física ?

S:levei um atestado medico que me dispensava da educacao fisica, eu realmente nao podia por problemas de saude.

A: e nos eventos escolares que contam nota, como danças, festas, etc ?

S:eu conversava com o coordenador, ele era mto compreesivo,nunca me obrigaram a nada,eu ajudava nas festas na decoracao e etc para ganhar as notas q eu deixaria de ganhar por nao dancar e etc.

A:e quanto aos papos de meninas principalmente no segundo grau, amizade com rapazes, como vc lhe dava com isso ?^que tipo de coisas que eles faziam que você fazia e quais você não fazia ?

S: quanto aos papos de menina eu quase nunca participava, pois era sempre coisa sobre namorados,etc, não beijava no rosto dos rapazes pra comprimentar como outras meninas faziam, nos saiamos as vezes iamos ao boliche alguma pizzaria etc.. mas quando iam pra baladas eu nao ia, tinha um relacionamento normal.

A: Você ja teve a ´oportunidade de fazer dawah com algum colega de escola, ou curioso na escola pelo seu hijab ?(dawah e dibulgação da religião)

S:na escola nao, mas na faculdade estou tendo.

A: teve problema com professores, com algum tipo de materia de historia ou algo assim?

S: tive problemas nas aulas de biologia que falavam sobre evolucionismo (risos),nas aulas de geografia uma parte do livro que falava sobre o islam, alias la continham infiormacoes erroneas, o professor pulou esse capitulo por minha causa,ele disse q nao iria ensinar algo errado aos alunos, pq ele nao queria que meus colegas pensassem que eu seguia uma religiao de gente doida, e que um dia ele sentaria no meu lugar e viaria meu aluno pra eu falar de islam pra eles.

A: e por ultimo qual seu conselho para as irmãs que passam ou tem medo de passar preconceitos na escola devido ao uso do hijab ?

S: digo a elas que nao se preoculpem pelo que as pessoas irao falar, por mais dificil que seja, pois Deus esta vendo td e no final de tudo e com ele que prestaremos nossas contas e não com essas pessoas, entao temos que agradar o nosso criador e nao essas pessoa ignorantes. se formos nos preocupar com o que as pessoas pensam antes de fazer qualquer coisa nunca faremos nada, porque fazendo certo ou errado sempre vai falar de vc, então tempos que nos importar com Allah e com nos mesmo e so!


Obrigada a irmã Salwa que tão gentilmente nos concedeu essa entrevista que ALlah lhe abençõe e recompense ricamente e que sirva de inspiração para as irmãs que temem usar o hijab nas escolas, faculdade, etc, sejam fortes inshALlah e so se preucupem como a irmã Salwa mesmo disse em agradar a Allah Swt. sw wr wb irmãos e irmãos, boa noite visitantes.

Por Aminah

Nenhum comentário: