28 de jan. de 2009

Como escolher os nomes de nossos filhos?




Al Salam Wa Alaikunna irmãs. Bom esse é meu primeiro post no blog e vou falar de um assunto muito importante "como escolher os nomes dos nossos filhos" ?

Sem dúvida que a questão de dar nomes é uma das questões mais importantes na vida das pessoas, porque o nome da pessoa é um título que diz algo sobre ela. É um adorno e símbolo para a pessoa, pelo qual ela é chamada, neste mundo e na outra vida. É indicativo da religião a qual ela pertence, e faz-lhe sentir que ela é uma das seguidoras dessa religião. Então como devemos escolher os nomes de nossos filhos?

Primeiro vejamos os nomes que são totalmente proibidos:
-Nomes de adoração a outros que não sejam Allah. Exemplos: 'Abd al-Rasool ( "escravo do mensageiro"),' Abd al-Nabi ( "escravo do Profeta") e 'Abd al-Ameer (escravo do príncipe) e outros nomes que implicam culto ou submissão a qualquer coisa diferente de Allaah. A pessoa que tem um nome como este deve mudá-lo.

-Nomes que pertencem somente a Allah, os quais descrevem seus atributos. Exemplos: al-Khaaliq (o Criador), al-Raaziq (o provedor), al-Rabb (o Senhor), al-Rahmaan (o Misericordioso).-Nomes que pertencem somente á pessoas incrédulas. Exemplos: 'Abd al-Maseeh ("escravo do Messias"), Butrous (Pedro), Jurjus (George), e outros nomes que denotam religiões do kufr.

-Nomes de ídolos e falsos deuses que são adorados ao em vez de Allah.

Nomes totalmente makrooh (não recomendável):
-Nomes de pessoas famosas, cantores/atores. Se eles possuem bons nomes, é permitido utilizar esses nomes, mas deve ser por causa do significado do nome e não por causa do desejo de imitar as pessoas.

-Nomes que contenham a palavra Allah. Exemplos: Hasab-Allaah, Rahmat-Allaah (a misericórdia de Allah). O único caso permitido é quando 'Abd (escravo) é adicionado, como em' Abd-Allaah (Abdullah - Servo de Allah).

-Nomes de anjos e nomes de capítulos do Qu'ran.-Nomes de caráter perjorativo, sexual ou que venham causar mal estar na criança. Nomes de animais em árabe e nomes que possuam significados ofensivos.

Os nomes recomendados:
Os bons nomes são classificados em quatros categorias:

A primeira (melhor) categoria são os nomes' Abd-Allaah e 'Abd al-Rahmaan. Foi relatado que o Profeta (paz e bênçãos de Allaah estejam sobre ele) disse: "Os nomes mais amados para Allaah são 'Abd-Allaah e' Abd al-Rahmaan." (Narrado por Muslim em seu Saheeh, 1398).

A segunda categoria é todos os nomes que expressam a adoração a Allaah, como 'Abd al-Azeez,' Abd al-Raheem, 'Abd al-Malik,' Abd al-Ilaah, 'Abd al-Salam, etc.

A terceira categoria são os nomes dos profetas e mensageiros - que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles. Sem dúvida o melhor e o maior deles é o nosso Profeta Muhammad (paz e bênçãos de Allaah esteja com ele), o nome Ahmad é também um dos seus nomes. Em seguida vêm os nomes dos "Mensageiros dotados de firmeza" [cf. Al-Ahqaaf 46:35] Ibraaheem, Moosa, 'Eesa e Nooh (que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles), e depois o resto dos Profetas - que a paz e bênçãos de Allaah estejam sobre eles.

A quarta categoria é a dos nomes dos virtuosos servos de Allaah, ou seja, todos os companheiros do nosso nobre Profeta. É mustahabb(recomendável) a utilização de seus nomes, seguindo seus exemplos e esperando chegar a um status de fé mais elevado que o deles.

É bom levar em conta uma série de questões quanto a nomear nossos filhos, incluindo as seguintes:

1. Reconhecer o fato de que este nome vai ficar com a pessoa por toda sua vida, e isso poderá causar algum embaraço ou problema para ele que, por sua vez, pode sentir-se aborrecido com o seu pai, mãe ou quem lhe deu este nome.

2. Ao pesquisar os nomes, a fim de escolher um, devemos olhar para ele a partir de vários ângulos. Devemos olhar para o nome em si, e também pensar em como irá soar quando esta pessoa é uma criança, um jovem, um adulto, um velho e um pai.

3. Escolher o nome é um direito do pai, pois, após o nome da criança vem o nome do pai. Mas é mustahabb para o pai envolver a mãe na decisão, pedir a sua opinião quanto à questão de saber se ela acha que o nome é bom, para que ela se sinta feliz.

4. Após seu nome, a criança deve receber o nome do pai, mesmo se este for falecido ou divorciado, etc, mesmo se ele não cuidar da criança ou vê-la com frequência. É absolutamente haraam nomear a criança com qualquer outro nome que não seja a do seu pai, exceto em um caso, quando a criança é o resultado de um adultério. Neste caso deve levar somente o nome da mãe e não é permitido que se coloque o nome do pai.


Nomes Islâmicos
Nomes islâmicos seriam aqueles que perteceram à aqueles que de alguma maneira, contribuíram para o Islam. Realmente na Internet há vários nomes ditos islâmicos, mas na verdade são simples nomes árabes. Ninguém é obrigado a mudar, desde que esse nome são faça parte de algo relacionado ao shirk(politeísmo), muitas pessoas mudam sim porque acreditam que "vida nova, nome novo". Aqui vai algumas dicas de nomes de pessoas(mulheres) ilustres no Islam.

Assiyah


Mariam


Khadija


Aisha


Fatimah


Khawlah


Halima


Zeinab


Rokkia


Habibah


Asma


Safiyah


Sawdah


Hagar


Sajidah


Dhoha


Sarah


Hafsa


Sumaya


Zunaira


Aminah


Ammarah


Hanifah


Amatullah


Kulthoom


Maymunah


Munah


Salama


Juwayriyah


Hindi





Espero que tenham gostado do meu primeiro post! Al Salam Wa Alaikum!

Um comentário:

Unknown disse...

OI BOA NOITE GOSTEI MUITO DE COHECER SEU BLOG, SOU BRASILEIRA, E SEM QUERER ACABEI DE GANHAR UM AMIGO ISLAMICO,POREM, ELE MORA EM MICHIGAM,EUA, ELE SEMPRE ME DIZ SALAM WA RAHMATU ALLH WA BARAKATUH, ACHO A CULTURA INTERESSANTE, MAS GOSTORIA QUE VC ME TRADUZI-SE, ELE NAO CONSEGUE, NEM TRADUZIR EM INGLES PARA MIM.OBRIGADO MEU EMAIL JAQUELINE.MONSORES@GMAIL.COM